Orçamento
Numa reunião rápida entre o prefeito e os vereadores, a câmara municipal de São Miguel aprovou o orçamento do executivo municipal para 2008, foi a ultima votação e o clima foi de total cordialidade entre executivo e legislativo inclusive e principalmente com os vereadores de oposição.
Agora com o orçamento na mão o prefeito devera começar imediatamente o trabalho de recuperação de pontes e linhas vicinais do município.
Em conversa com este escriba o prefeito Sidnei Poletini fez questão de salientar e elogiar o comportamento do legislativo principalmente dos vereadores de oposição que foram sensíveis as necessidades do município e ao projeto de governo da administração.
O prefeito afirmou que São Miguel esta de parabéns com o legislativo que tem e que os vereadores de São Miguel tem sido exemplo no estado de Rondônia de ética e trabalho em beneficio da população.
Quem esteve visitando São Miguel no ultimo sábado dia 12 foi a prefeita Suely Aragão que foi recepcionada com almoço que teve como sobremesa a sucessão estadual.
Suely que é prefeita reeleita de Cacoal e é um dos caciques do PMDB no estado junto com Valdir Raupp, Marinha Raupp e Confúcio Moura prefeito de Ariquemes começou este ano a visitar as bases do partido no intuito de testar sua força política e lançar sua pré-candidatura a sucessão de Ivo Cassol.
Na conversa informal que tivemos, ela declarou que embora sua pretensão seja a de disputar o governo de estado sua posição não será de intransigência, que por ser mulher do partido estará sempre aberta ao dialogo para fazer aquilo que for melhor para o partido e for do agrado do seu eleitorado.
Em Seringueiras, em São Miguel, pra dizer a verdade em todo Brasil a situação não anda nada boa para os infiéis, aqueles que trocaram de partido, como o vereador Lourival Pereira de Oliveira, do município de Buritis que inaugurou o processo de cassação de vereadores infiéis no Brasil.
Na câmara de Seringueiras três vereadores sofrem processo de cassação, Adeilton Bonato, Pedro Bispo e Dorgival de Oliveira estão tendo seu mandatos requisitados pelos partidos e pelos seus respectivos suplentes aja visto terem ambos abandonado a sigla que os elegeram para se aninharem em outras legendas.
Na câmara de São Miguel a coisa também está mais do que complicada em termos de permanência no mandato para os Edis Cornélio Duarte, Gelson Sabino e Jairo Almeida que estão tendo também os seus respectivos mandato requisitados pelos partidos que os elegeram. Embora em todos os casos todos digam que tem ou tiveram motivos que os levaram a abandonar a sigla que os elegera, parece que a Justiça eleitoral não está com muita disposição de ouvir essas alegações.
Pelo visto a partir de agora quem tiver mandato e um projeto político dentro do partido a que está, vai que ter muito jogo de cintura e capacidade de negociação pra se arrumar dentro da legenda, já não era sem tempo de botar ordem nessa bagunça partidária em que vivem os políticos brasileiros.
Agora é pra valer, começou o ano eleitoral, embora a campanha propriamente dita só começa em julho os acordos e as fritações já começaram, e o alvo todo mundo sabe, são os mandarins e legisladores de plantão, traduzindo, prefeitos e vereadores com mandatos.
Se para prefeito a situação ainda esta complicada e indefinida por ter muitos pré-candidatos, para vereador a coisa vai ficar tipo briga de foice no escuro, em São Miguel até o momento já se pode contar como certa 06 pré-candidaturas e todas de caciques.
Luiz da Civil vereador por três mandatos e compôs como vice a coligação encabeçado por Ângelo Pastório que perdeu a eleição por apenas 192 votos.
Reni Agostini prefeito por dois mandatos consecutivos e líder inconteste do PT em São Miguel.
Cornélio Duarte vereador por 3 mandatos consecutivos sendo o mais votado na ultima eleição.
O empresário de transportes coletivo e comprador de café Édio Gonçalves mais conhecido como Édio Vitória, que foi candidato a deputado estadual pelo PTB obtendo 1087 votos, Édio é morador no município há vários anos e tem o apoio do cunhado ex-deputado federal Nilton Capixaba. Capixaba foi tido como um dos parlamentares mais atuantes Brasília, arrolado no escândalo do mensalão, acabou não conseguindo a reeleição.
Ângelo Pastório, empresário do ramo de super-mercado foi o candidato derrotado nas eleições de 2004 por apenas 192 votos. Tem um bom grupo de apoio formado por políticos de prestigio no estado entre eles o deputado Luizinho Goebel.
E por ultimo o prefeito Sidnei Poletine versado na arte de disputar eleições no município, na ultima como vice da coligação encabeçada pelo prefeito Paulo Nóbrega venceu as eleições do município, Drº Paulo renunciou alegando problemas pessoais deixando para Sidnei uma administração enxuta e sem problemas, tem nas mãos o maior orçamento já votado no município, se conseguir executar os projetos que tem para o município será um candidato difícil de ser batido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário