segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Semagri de Vilhena recebe secretário de estado da agricultura

Vilhena é hoje referência estadual em regularização fundiária e ambiental
O município de Vilhena recebeu, na manhã desta segunda feira, 07, a visita do secretário de estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani.


 A reunião ocorrida no Gabinete Municipal, foi presidida pelo secretário municipal de Agricultura (Semagri), José Cândido Espíndola, o Candinho, e o secretário municipal de Indústria e Comércio (Semtic), Marcos Zola. Participaram também produtores rurais, presidentes de associações e da cooperativa Coopervil, além de técnicos da Emater e Semagri.
Durante a reunião foram abordados assuntos relacionados a regularização fundiária e ambiental, quesitos em que Vilhena é hoje considerada referência estadual. O secretário Candinho destacou o quanto o município tem avançado em agricultura nos últimos anos. “A Prefeitura de Vilhena sempre foi parceira do governo do estado na realização de programas e projetos que vão de encontro com as necessidades do produtor”, afirmou.
Atualmente o município possui grandes produções e esse setor cresce cada vez mais com o investimento e parceria entre prefeitura, governo do estado e governo federal e com isso tem apoiado mais de 2 mil produtores de diversos setores.
Padovani disse que os produtores terão todo apoio possível da Seagri. Entre as principais metas estão a regularização fundiária. “Queremos investimento maior na agroindústria, e também o fortalecimento do cooperativismo e cooperativa de créditos, porém isso depende também da participação dos produtores nestas cooperativas”, falou, destacando que pretendem atender pelo menos 800 agroindústrias que possam vir a ser criadas no estado.
Os produtores também se manifestaram durante a reunião e pediram que o repasse de calcário feito do Governo do Estado para o município, seja ampliado. “Vamos analisar a melhor maneira de distribuição aos municípios para que todos sejam atendidos, estamos com novos projetos para beneficiar a todos de igual maneira”, destacou afirmando sobre a criação de um possível centro de distribuição de calcário.
Através de parceria entre os produtores e a Prefeitura, com intermediação da recém criada Secretaria Municipal de Agricultura, os produtores tem encontrado meios de industrializar os produtos a serem comercializados. A meta é de que até 2013, pelo menos 100 agroindústrias sejam instaladas em Vilhena.
Para maior qualidade na produção, o município também implantou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é destinado às empresas de qualquer porte que tenham o CNPJ, assim como no Programa de Verticalização (PROVE), destinado à agricultura familiar. Os novos programas estão garantindo aos pequenos produtores o espaço no mercado e ao mesmo tempo fazendo com que os produtos sejam de maior qualidade. Com o selo de qualidade, os produtos também passam a ser utilizados pela merenda escolar. É mais renda e mais produtividade no setor.
Mas não é só a agricultura familiar que tem recebido atenção especial da administração municipal. Através de incentivos e projetos de apoio, nos últimos anos, a produção de soja no estado saiu de 10 mil para 150 mil hectares, em 2012. A previsão é de que no próximo ano a área plantada chegue aos 165 mil hectares, nesta safra, com uma produção em torno de 520 mil toneladas. Aqui no Cone Sul está 93% da produção de soja de todo o estado. Vilhena concentra a maior parte das lavouras. Responde por um terço da produção estadual. A evolução do campo trouxe reflexos na cidade. Largas avenidas, arquitetura urbana moderna e um comércio forte são algumas características que destacam o município. São 45 mil hectares plantados.
E agora, através do esforço da Prefeitura em busca de parcerias, o setor vive um momento único com a possibilidade da instalação de uma esmagadora de soja e de um frigorífico de aves em Vilhena, já em 2013. Os novos empreendimento vão movimentar não só a região, como vai alavancar o setor em todo o estado de Rondônia.
Semcom

Nenhum comentário: