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Estrada é responsável pelo escoamento de grãos da região |
Responsável
pela produção de aproximadamente 80% de toda a safra de grãos de Rondônia e
também pela forte influência econômica na criação de bovinos no Estado, a
região do Cone Sul tem mais uma opção de estrada para o escoamento da produção
agropecuária, a Rodovia da Soja.
A estrada,
com 84 quilômetros de extensão, liga em dois pontos a RO-370 (também conhecida
como Rodovia do Boi ou Estrada do Progresso), com cerca de 200 km de extensão
ao Cone Sul e Zona da Mata.
O governador
Confúcio Moura e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e
Transportes (DER), engenheiro Lucio Mosquini, vão ao Cone Sul neste sábado (24)
inaugurar a Rodovia da Soja, construída pela Residência do DER em Colorado do
Oeste.
Ao autorizar
a abertura da estrada, o governador Confúcio destacou a importância da Rodovia
da Soja para os produtores. “A região é uma das principais arrecadadoras de
impostos de Rondônia. Nada mais justo o Estado devolver à população os impostos
em forma de benefícios”, frisa.
Lucio
Mosquini destaca que os 84 km da Rodovia da Soja receberam os padrões do
Projeto Estradão, com os serviços de patrolamento, encascalhamento, abertura
lateral, cortes de morros elevados, eliminação de curvas perigosas, além da
recuperação de pontes velhas de madeira. O diretor salienta ainda que no
próximo ano o DER irá eliminar as pontes velhas de madeira por bueiros armcos
(tubos metálicos).
O
investimento na estrada, de acordo com Mosquini, gira em torno de R$ 1 milhão.
“Estamos executando este serviço com servidores do quadro do DER e com
maquinário próprio. Tudo isso porque o Governo investiu na estruturação do
órgão, com a contratação de servidores concursados e com a aquisição de
máquinas, veículos e equipamentos”, ressalta.
A abertura
da estrada foi coordenada pelo residente do DER em Colorado, Ricardo
Nascimento, com o acompanhamento do diretor executivo do órgão, Rodrigo Viana.
A Rodovia da Soja tem início na RO-370, em Corumbiara, e percorre 84 km até
chegar novamente à RO-370, já na região de Parecis. Foram 56 dias de trabalho.
Autor:
Nilson Nascimento – Assessoria DER
Créditos de
Fotos: Divulgação
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