quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Alvorada decreta estado de emergência

Em função das graves enchentes que atingem todo o interior de Rondônia, principalmente a BR 429, o prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes, assina na manhã desta sexta-feira (27), o decreto de Estado de Emergência em seu Município. Segundo o prefeito, apesar de as estradas se encontrarem em boas condições, a medida se deve ao fato de as enchentes terem danificado praticamente todas as pontes, bueiros e pontilhões do Município. “Até ontem à tarde (26), já tínhamos a confirmação da destruição de cerca de 30 pontes”, esclareceu.

De acordo com informações de populares, a cidade de Alvorada do Oeste ficou ilhada por cerca de quatro dias, sendo que os moradores não tinham como se deslocar para outras cidades, devido ás enchentes dos rios e à destruição que elas provocaram. O acesso pelo Município de Urupá ficou bloqueado devido à enchente do Rio Muqui na Linha 12, estrada que liga Alvorada a Urupá; Também o acesso para São Miguel do Guaporé, através da BR 429 foi prejudicado devido a uma ponte que caiu próximo ao distrito de Terra Boa; e segundo as informações de moradores da região, a situação piorou ainda mais ontem, pois a ponte que dava acesso à Kapa-Zero, estrada que liga Alvorada a Rolim de Moura, também estaria com dificuldades por causa da enchente.

Segundo o pesquisador Daniel Panobianco, o agravamento da enchente é motivado pelo fato de a calha do Rio Machado estar muito cheia, fazendo com isso que os demais rios de outros municípios não consigam dar vazão a água.

Nenhum comentário: