quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Políticas Públicas para Juventude serão tratadas com Casa Civil

Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT) e os dirigentes da Juventude do estado, se reúnem nesta quinta-feira(21), na representação da Casa Civil em Rondônia, para tratarem da Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, que acontece em Brasília no final de março. A Conferência da Juventude é um programa do Governo Federal que vida proporcionar um diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los. Segundo Valverde a conferência é um importante veículo para se debater as questões pertinentes aos jovens de todas as regiões do País, sem deixar de lado as sua peculiaridades. Ele frisou a importância de políticas públicas direcionais e sempre respeitando as necessidades e a realidade dos jovens em cada estado. No caso de Rondônia, o parlamentar lembrou da necessidade de ampliar os cursos profissionalizantes para uma melhor qualificação profissional.
" O evento é importante, porque é uma oportunidade dos jovens se reunirem em torno de temáticas que diz respeito ao jovens e para discutir a situação das pessoas que compõem esta faixa etária e apontar quais são as prioridades de ações e programas a serem desenvolvidos pelo poder público", ressaltou.

Programação Estadual:

Dia 22/02: Ouro Preto D’Oeste, que abordará a temática:

Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;Parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude;Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude.

Dia 23/02: Alta Floresta e Vale do Anarí, Cacoal tratarão das seguintes temáticas:

Trabalho, Política, Mídia, Diversidade, Tempo Livre, Drogas, Educação, Família, Sexualidade, Liberdade, Democracia, Cultura e Meio Ambiente.

Dia 24/02: Presidente Médice, Primavera de Rondônia. Temas: Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;Parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude; Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude.

Dia 02/03: Cujubim, que tratarão na oficinas os seguintes temas: Trabalho, Política, Mídia, Diversidade, Tempo Livre, Drogas, Educação, Família, Sexualidade, Liberdade, Democracia, Cultura e Meio Ambiente.

Ao final das etapas municipais serão encaminhados para o diretório estadual, o relatório com as propostas apresentadas em cada etapa, além dos compromissos assumidos e as metas traçadas para a Agenda Jovem. As propostas de todos os municípios serão encaminhados para a etapa Nacional, que acontecerá em no mês de março em Brasília.

Conferencia Estadual de Juventude_ Também está marcada para esta quinta-feira, Reunião Ampliada da Comissão Organizadora da Conferencia Estadual de Juventude, às 14hs na Biblioteca Municipal Francisco Meirele.

Escola Técnica Federal em Rondônia

O diretor geral da Escola Técnica Federal de Rondônia, Raimundo Vicente Jimenez, estará nesta quarta-feira (20) no Estado, para dar início às ações necessárias à implantação da Escola Técnica da Capital. Este Centro é fruto de uma ação conjunta da Bancada do PT, composta pelos deputado Eduardo Valverde, Anselmo de Jesus e a senadora Fátima Cleide. Além de Porto Velho, o município de Jí-Paraná, também terá uma unidade do Cefet, e a visita será na sexta-feira(22).

Segundo do deputado Eduardo Valverde, já este ano começam ser ministrados cursos profissionalizante na capital. Os cursos serão ministros no prédio do Setene, com a qualificação profissional destinada à construção das Hidrelétricas do Madeira.

" Estamos dando um passo muito importante para o crescimento do nosso estado. Somente com profissionais capacitados poderemos impulsionar a economia e o desenvolvimento de Rondônia. Esse é um marco, numa trajetória que está só começando", ressaltou Valverde.

As construções fazem parte do novo modelo da Rede Federal de Educação Profissional, que pretende capacitar profissionais em mais de 26 estado, incluindo Rondônia.

Novas Unidades _ Até 2010 serão construídas cerca de 354 escolas técnicas em todo o País. Para tanto, serão destinados por ano mais de R$750 milhões para a construção das unidades e outros R$ 500 milhões, para o pagamento de professores e funcionários. Segundo Lula, serão até o final deste anos inauguradas 13 novas unidades.

Nenhum comentário: