terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Vereadores de Candeias do Jamari participam de reunião do Conselho Municipal da Saúde

Com um extensa pauta que incluiu apresentação do novo subsecretário de Saúde do município, Kleber Luiz, a entrega do calendário das reuniões para 2013, o Conselho Municipal de Saúde de Candeias do Jamari realizou esta semana a primeira reunião ordinária do ano da entidade.
Além dos membros efetivos do conselho, participaram da reunião representando o legislativo municipal os vereadores, Antônio Brito, o “Brito da Bicicletaria” (PV), Carlos Cezar, o “Cezar de Candeias” (PC do B); Júnior Silva (PP); Lúcio Leonardo, o “Dr. Lúcio” (PC do B), Miguelzinho Sena (PRP);  Haia (PRP) e João Gadelha (PDT).
O encontro serviu para que a vice-presidente do CMS, Conceição Oliveira, apresentasse aos presentes as atribuições e como funciona do o colegiado e o trabalho desenvolvido pela entidade. O conselho é responsável pela fiscalização dos serviços públicos e privados de saúde e define as prioridades básicas do setor no município. É composto por representantes ligados à saúde: médicos, representantes de laboratórios, entidades filantrópicas, hospitais, sindicatos, associações de classe, clubes de serviço e comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Na ocasião, os vereadores presentes puderam se manifestar, e desta forma falaram o que eles pensam e esperam da instituição e do poder publico municipal na execução dos serviços de saúde prestado à população do município.
 “Queremos, por meio do fortalecimento do controle social, assegurar à população uma saúde pública de melhor qualidade. Mais isso só será possível informando, conscientizando, propondo e fiscalizando as ações do município para o setor, a fim de provocar mudanças de comportamento na comunidade para que ela possa reivindicar seus direitos”, frisou o vice-presidente da Câmara, vereador Carlos Cezar.
A secretária de Saúde do município, Adriana Rodrigues, lembrou que as contas da Secretaria Municipal da Saúde (Semsau) são remetidas à apreciação e aprovação do CM. Seus integrantes são responsáveis também por fiscalizar os serviços dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço da área da saúde. Cabe ainda ao conselho fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área da saúde no Orçamento do Município, bem como propor o Plano Municipal de Saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual.
Texto e Fotos: Joel Elias/Shyley Saissem

Nenhum comentário: