sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vilhena assume compromisso com a política de prevenção as drogas

O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen-RO), órgão vinculado ao Governo do Estado, começou pelo município de Vilhena o projeto de formação continuada para educadores e representantes de entidades afins voltado para prevenção às Drogas, e as discussões sobre a fundação do Comitê Permanente de Prevenção às Drogas, que vai envolver a rede estadual e municipal de educação.
Segundo o presidente do Conen, Nerival Pedraça, essa será uma ação de multiplicadores, que estarão dentro das escolas públicas fomentando a política de prevenção. “Este trabalho esta acontecendo graças ao envolvimento do governador Confúcio Moura na política de prevenção e a disposição da Secretaria de Estado de Educação com profissionais comprometidos com a melhoria da qualidade de vida”, disse.
O presidente do Conen visitou os órgãos de imprensa do Cone Sul em busca de apoio para divulgação dos trabalhos de prevenção realizado pela instituição. O diretor do Jornal Folha do Sul, Dimas Ferreira, recebeu o presidente do conselho e falou sobre a realidade das drogas em Vilhena. Dimas ressaltou o contraste da política de redução de danos entre poder público e usuário, ressaltando a preocupação de que a metodologia fortaleça as discussões quanto a liberação do uso de drogas.
No site Extra de Rondônia o presidente do Conen foi recebido pelo diretor geral Orlando Caro, que disponibilizou o veiculo de comunicação para o trabalho de prevenção, inclusive com a participação do repórter Mario Quevedo, na capacitação oferecida no Ministério Público. Pedraça ainda participou do programa da rádio Planalto com os radialistas Roberto Jorque e Saturnino de Oliveira e recebeu apoio do jornalista Jovino Lobaz.
Nesta sexta-feira o presidente do Conen visitou o encerramento do curso de formação, quando foi apresentada a proposta de criação do comitê, os modelos de prevenção e realizada dinâmicas com mídias que poderão ser utilizados no ambiente escolar. No encerramento foi entregue os certificados aos participantes pelo presidente do Conen e pelo promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi.
Pedraça disse que a capacitação é uma ação da política de prevenção, que vai atingir todo o Estado. A iniciativa em Vilhena aconteceu como projeto piloto, solicitado e apoiado pelo Ministério Público local, mas já esta agendada uma próxima capacitação para o mês de novembro, dias 23 e 24, também provocado pelo Ministério Público local, que acontecerá na cidade de Guajará-Mirim.

Nenhum comentário: