sexta-feira, 2 de julho de 2010

A surpresa do PSB para os tucanos - Painel Político – Alan Alex

PSDB define Miguel de Souza como vice de Expedito. As explicações do PSB.

Definido
Após a surpresa preparada pelo PSB que na última hora trocou de ninho, os tucanos tiveram que usar o plano B e em reunião durante todo o dia eles estavam entre três nomes, Miguel de Souza, Daniel Pereira e Carlos Eduardo Ferreira. A decisão foi tomada por volta das 16h20min7 horas, quando o TUDORONDONIA divulgou em primeira mão o nome do candidato a vice-governador na chapa de Expedito Júnior. Eles optaram pelo ex-vice governador de Rondônia e ex-deputado federal, Miguel de Souza (PR).

Os outros
Daniel Pereira foi deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores e deixou o partido após romper com a executiva. Já o delegado Carlos Eduardo Ferreira é tucano, ocupa o cargo de tesoureiro da legenda e é candidato a deputado estadual. Miguel, por ter mais experiência e um nome consolidado, foi o escolhido.

Revoada
Tudo combinado, acertado e fechado, mais eis que o PT, que tratava de sua convenção na tarde de quarta-feira, sussurrou um canto da sereia e convidou o PSB para uma “conversa de última hora”. A turma da pombinha avisou os tucanos que iriam fazer “uma visita de cortesia e desejar boa sorte” ao candidato petista. A visita se estendeu por seis horas e ao final, PSB anunciava que levaria seu ninho para passear com a turma da estrelinha.

Assim foi
O que aconteceu ontem em Porto Velho e deixou um monte de gente extremamente aborrecida e mais um tanto satisfeita. Os tucanos se recusavam a acreditar nas informações que chegavam, resolveram aguardar. Agiram rápido. Por volta das 22h30min enviaram uma nota informando que “anunciariam um novo vice” nesta quinta-feira. Alan Queiroz estava fora do jogo.

Reação
Tão logo soube da reunião que estava acontecendo no diretório estadual do PT, Alan Queiroz tentou se informar dos detalhes e soube que sua legenda estava propensa a aceitar a proposta petista. Foi até o escritório de Expedito Júnior e emocionado declarou que não seria mais vice na chapa, pois seu partido o “estava traindo pela segunda vez”. Foi um duro golpe para o ex-vereador Queiroz.

Intervalo
Hoje pela manhã, antes de iniciar a coletiva com PT e PSB, a piada que corria é que a turma da pombinha estava demorando porque “havia ido fazer uma visita de cortesia ao PMDB”.

Voltando
Na verdade eles estavam participando da posse de Wilber Coimbra no Tribunal de Contas do Estado.

Barrado
No mesmo local aconteceria a posse de David Erse na vaga de Wilber na Assembléia. Não aconteceu porque o advogado do PSB Nelson Canedo obteve uma liminar que impediu a posse de Erse. No pedido, o advogado argumentou que a vaga pertence ao partido e não ao candidato e que Erse não integrava mais as fileiras do PSB. Além disso, Davi teve seu mandato de vereador cassado pelo TRE por infidelidade partidária, ao deixar o PSB para se filiar ao PC do B. A liminar foi deferida e a posse suspensa.

Com isso
Aumenta o carma da família Erse, que não tem muita sorte com política. O primo de Davi, Guilherme Erse que atualmente ocupa o cargo de Chefe da Casa Civil do governo teve o registro de candidatura a deputado indeferido em 2006 por estar, na época, praticamente casado com a filha do ex-governador Ivo Cassol, que naquele ano disputava a reeleição.

Assumindo
Na próxima semana Eurípedes Miranda, que já foi deputado federal, reassume o cargo na Câmara dos Deputados no lugar de Eduardo Valverde (PT), que vai se afastar para cuidar de sua campanha ao governo. Miranda é o primeiro suplente.

Sem disputa
Miranda disse que não pretende concorrer a reeleição para deputado federal, “a não ser que o partido precise”, disse hoje pela manhã durante a coletiva conjunta entre PT e PSB.

Pagando sapo
Mauro Nazif deu uma dura na companheirada que participava da coletiva na sede do PT. Em determinado momento de seu discurso ele informou seu número de candidato e um petista gritou lá do fundo, “aqui não pode pedir voto”. Nazif não perdeu o rebolado e declarou, “se eu não posso pedir votos aqui, com vocês que são agora meus parceiros, vou pedir votos onde?”. Os dirigentes petistas rapidamente desconversaram e aplaudiram Mauro, apaziguando os ânimos e a coisa ficou no campo da brincadeira.

Delicada
A aliança PT e PSB é frágil. Ambos vêm sendo adversários em sucessivas eleições, trocando pesadas acusações em cada uma delas. Nazif lembrou isso em seu discurso, mas afirmou que encerradas as campanhas, as armas são recolhidas. Lembrou ainda que foi vaiado inúmeras vezes pela militância petista e apesar do tom de brincadeira, as queixas eram bem sérias. Apesar disso, tudo transcorreu dentro da tranqüilidade.

Ausência
O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho que é o coordenador das campanhas do PT em Rondônia não participou da coletiva. Segundo informações dos caciques da legenda, ele está atravessando uma complicada situação de doença na família e isso impediu sua presença. Também foi notada a ausência da vereadora Epifânia Barbosa, candidata a deputada estadual pelo PT. Mas os vereadores Cláudio Carvalho e Jurandir Bengala estavam por lá.

Boatos
Desde o início da manhã desta quinta-feira começou a circular um boato dando conta que Expedito Júnior teria desistido da candidatura ao Governo para disputar o Senado ao lado de Ivo Cassol. Os boateiros diziam ainda que eles estavam reunidos no palácio do Governo com João Cahúlla acertando os detalhes dessa composição. No início da tarde a assessoria de Expedito Júnior enviou nota reafirmando sua candidatura ao governo e informando que essa possibilidade sequer foi cogitada.

Fertilidade
Mulheres que bebem durante a gravidez podem prejudicar a fertilidade futura de seus filhos, segundo afirmaram pesquisadores dinamarqueses em conferência da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia. Em um estudo com quase 350 homens jovens, os níveis de espermatozoides eram um terço menor naqueles cujas mães tinham bebido mais do que quatro doses por semana durante a gestação, em comparação às abstêmias. Quando os pesquisadores analisaram a quantidade de espermatozoides nas amostras de sêmen dos participantes, descobriram que aqueles com a maior exposição ao álcool no útero tinham concentrações médias de 25 milhões por mililitro em comparação a 40 milhões/ml naqueles cujas mães não beberam álcool. Após verificarem fatores que poderiam influenciar o esperma, como fumo e histórico médico, eles calcularam que a concentração de esperma média foi 32% menor no grupo com maior consumo de álcool em relação ao grupo abstêmio.

Nenhum comentário: