
A festa começou cedo, por volta das 8:30 hrs., com a chegada do público e o pouso de uma aeronave Brasília, da Força Aérea Brasileira, aviões particulares e ultra-leves. Às 9:30 a orquestra Shekiná da Igreja Evangélica Assembléia de Deus deu início à solenidade executando o Hino Nacional Brasileiro, seguido pela apresentação da fanfarra Garras de Águia da Escola Aurélio Buarque e a bênção inaugural.
O ex-deputado federal, e atual sub-chefe da Casa Civil, Nilton Capixaba, foi encarregado pelo governador Ivo Cassol de concluir a obra, fruto de uma sua idéia no longínquo ano de 1990, durante uma audiência de Capixaba com o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na oportunidade, o ex-deputado apresentou ao presidente um projeto para construção de um aeroporto em Cacoal. “A minha idéia foi muito criticada pelas lideranças daquela época, mas eu olhava para o futuro. Hoje o aeroporto é realidade e a população de Cacoal e região poderá usufruir de mais esta grande obra depois de 20 anos de muita luta e muito trabalho”, disse emocionado em seu discurso.
O coronel aviador Luis Carlos Rodrigues Albino, chefe do estado maior do Comando Aéreo, representou na solenidade o Brigadeiro Souza e Melo, comandante do VII Comando Aéreo Regional de Manaus, e declarou que um aeroporto é um vetor do progresso de uma região. Ele estava acompanhado do coronel Vargas, comandante geral de segurança dos aeroportos da região amazônica, e elogiou a iniciativa do Governo do Estado em concluir mais esta obra, de grande importância para o desenvolvimento de Cacoal e região.
Tanto o deputado estadual Neodi Carlos, presidente da Assembléia Legislativa, quanto o prefeito de Cacoal, Padre Franco, elogiaram e parabenizaram a administração estadual por mais este grande benefício à população. “O aeroporto de Cacoal é um sonho da população que está sendo realizado, só temos a agradecer por esta grande obra”, disse o prefeito.


Cassol e Cahulla seguiram depois para Vilhena, onde abriram a Campanha de Combate a Febre Aftosa.
Estavam presentes o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o deputado Natan Donadon, os deputados estaduais Neodi Carlos de Oliveira, Tiziu Jidalias, Walter Araújo, Luís Cláudio, Amauri dos Santos, Kaká Mendonça e Ezequiel Neiva, além de prefeitos, vereadores e autoridades da região.

Iniciada em 2002, foram investidos pelo Governo do Estado aproximadamente 20 milhões de reais na construção desta grande obra para Cacoal e região. As empresas Ocean Air, Trip e Passaredo já sinalizaram a intenção de colocar a rota do aeroporto de Cacoal para o restante do país, e para tanto está concluindo estudos de viabilidade comercial, que já se mostrou positiva em virtude da região, de forte vocação agropecuária e turística, onde o aeroporto está instalado.
O aeroporto de Cacoal receberá, na próxima semana, a segunda inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil para autorização de aeronaves de grande porte, visando à liberação para vôos regulares comerciais e inspecionar os equipamentos instalados, como a esteira de bagagens, o detector de metal, as câmeras de segurança, a conclusão da obra, alojamento para os bombeiros e o funcionamento do caminhão de combate a incêndio, tudo para comprovar a segurança e o bom funcionamento do novo aeroporto, que terá capacidade inicial de realizar 700 vôos anuais.
Possui uma pista de 2.100 metros e pátio de manobras de asfalto usinado, tamanho superior ao aeroporto de Congonhas e de outros aeroportos do país, que permite o pouso de aeronaves de grande porte. No local foi construído o pátio de estacionamento de veículos, realizada a urbanização das vias de acesso e a cerca em todo o terreno, numa área de 600 x 3.000 metros. No total, seis empreiteiras trabalharam em toda obra, empregando cerca de 300 operários.
Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário