Durante o XXXIX Encontro Nacional do FONACRIAD que acontece em Salvador-BA, uma experiência exitosa de outro Estado chamou a atenção do secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus), Gabriel Tomasete. Trata-se de uma Comissão Disciplinar que visa apurar todos os tipos de atos de indisciplina nas unidades, bem como danos ao patrimônio, agressões, ameaças e tentativa de fugas.
O gerente da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente/Sejus, Francisco Paiva Neto, destaca que “os atos praticados pelos servidores são sempre apurados com rigor pela Corregedoria, mas alguns órgãos vinculados à área do adolescente só cobram atitudes contra os servidores e se esquecem de que os adolescentes praticam danos ao Estado e agressões à equipe de trabalho com freqüência”.
De imediato, Tomasete determinou ao gerente que crie esta Comissão Disciplinar para dar mais transparência às apurações, garantir o direito de defesa aos adolescentes e, em especial, exigir a reparação dos danos causados ao Estado e às vitimas, quando for o caso. Destaca ainda que “isto também é educar, colocar limites e os familiares também contribuirão neste processo, a partir do momento que tiverem que pagar ao Estado por um colchão que foi queimado pelo seu filho”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário