terça-feira, 25 de novembro de 2008

Audiência pública reúne mais de 2 mil pessoas em Buritis

A deputada estadual Daniela Amorim (PTB-Ariquemes) e o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO) participaram de uma audiência pública que aconteceu na manhã destes sábado 22, no colégio estadual Euvândia Maria Siqueira no município de Buritis localizados há 330 km de Porto Velho. O objetivo da audiência foi o esclarecimento a população em relação à preocupação dos parlamentares, na assembléia legislativa e em Brasília na câmara dos deputados quanto a permanência dos moradores na reserva.

Além dos parlamentares estiveram na presente os prefeitos eleitos de Buritis Elson Montes (PR), de Alto Paraíso Romeu Reolon (PMDB) o senador da república Expedito Júnior (PR), o atual prefeito do Municio de Alto Paraíso Altamiro Souza (PTdoB), o prefeito de Buritis Alfredo Volpp (PT), o vereador eleito em Buritis Dr. Júlio (PTB) além de populares e moradores da região do Vale do Jamarí.

A deputada falou da preocupação em manter os moradores na reserva, a importância dessa audiência e a real necessidade de legalizar esses moradores, "O que estamos defendendo aqui é a preocupação em saber que todas as famílias que implantaram suas vidas por anos e anos em uma área que agora estão prestes a ser expulsos dessas terras sem direito algum, e isso não admitimos", disse a Deputada.

PROPOSTAS:

Ao Governo do Estado não compartilhar da força tarefa designada pelo Ministério do Meio Ambiente para fazer a retirada na Flona, suspendendo o envio do Grupo de Operações Especiais, Polícia Militar e Ambiental. Envolver a administração de Porto Velho nos eventos em defesa da permanência dos moradores na Flona Bom Futuro já que parte da área pertence aquele município. Realização de demarcação da área da Flona Bom Futuro, pois há dúvidas sobre o tamanho real da área, designação de uma comissão de moradores para participar de uma audiência pública com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que estará em Porto Velho no dia 5 de dezembro, para cobrar o acordo firmado por ele para reconhecer e regularizar os moradores da Flona Bom Futuro.

União dos prefeitos e vereadores dos municípios próximos a Flona Bom Futuro (Porto Velho, Buritis e Alto Paraíso), mais bancadas parlamentares - estadual e federal - e Governo do Estado em defesa da permanência dos moradores da Flona, aquisição de uma área, por parte do Governo do Estado, para criação de uma unidade de conservação, como compensação à permanência dos moradores da Flona. Realização de uma caravana a Brasília com cerca de 200 moradores para pressionar o Governo Federal, de forma ordeira, com indicativo de se acampar na Esplanada dos Ministérios como forma de mostrar a opinião pública o problema social que está ocorrendo na Flona.

Interdição da BR 364 em protesto à eventual retirada dos moradores da Flona, indenizações e definição de nova área para os moradores, caso se persista na retirada dos mesmos da área, reativar a emissão, por parte do Governo do Estado, da Guia de Transporte Animal (GTA). Realização de novas reuniões dentro da flona para dar continuidade a mobilização em favor da permanência dos moradores na área, aumento do efetivo da Polícia Civil em Buritis para investigar e ajudar a conter a onda de crimes na região.

Nenhum comentário: