sábado, 3 de novembro de 2007

Vida a dois é saudável: Por Clarisse Werneck

Da Agência Unipress Internacional - Cientistas do mundo inteiro, há algumas décadas, investigam as relações entre o casamento e a saúde. O mais recente estudo divulgado apontou que relacionamentos harmoniosos fazem bem tanto para o casal quanto para os filhos.
O levantamento foi realizado pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo britânico, com famílias da Inglaterra e do País de Gales. A pesquisa concluiu que homens solteiros de até 35 anos têm 50% mais chances de morrer do que os casados da mesma idade. Já a probabilidade das mulheres solteiras desenvolverem doenças crônicas é bem maior do que as casadas.
As crianças que crescem com ambos os genitores, segundo a pesquisa, têm muito menos chances de desenvolver doenças do que as que vivem só com o pai ou a mãe.
Antes da pesquisa britânica, outros estudos já haviam concluído que pessoas que vivem em um casamento harmônico tendem a viver mais, sofrer menos cirurgias e contrair menos doenças.
Uma outra pesquisa, essa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, concluiu que homens solteiros têm o dobro de chances de morrer em acidentes ou de cometer suicídio do que os casados.
Vários estudos, ainda que não falem de casamento diretamente, mostram que pessoas felizes têm melhor pressão arterial e menos risco de desenvolver doenças causadas por estresse. O relacionamento estável é, segundo os cientistas, um dos fatores que contribuem para a felicidade, o que, por sua vez, aumenta a resistência imunológica, afastando as doenças.
Para os especialistas, a relação entre casamento e saúde existe porque as pessoas solitárias possuem mais chances de ter estresse e depressão.

Nenhum comentário: