
O parlamentar citou que está sendo comemorada a semana do idoso e que “as pessoas da terceira idade têm que ser lembradas sempre. Muitas vezes o idoso é visto pela sociedade como um indivíduo inútil e fraco, mas em países que investem em programas e planejamentos de trabalho, essas pessoas são reconhecidas, inclusive no trabalho, pois têm sabedoria, experiência de vida profissional, social, emocional, psicológica e comportamental. É o maior exemplo para a juventude”.
Observando que o Estatuto do Idoso passou a vigorar no Brasil em outubro de 2003, Professor Dantas ressaltou que “a lei define como crime a agressão física, moral e psíquica ao idoso. Há de se respeitar a autonomia de valores, idéias e crenças daqueles que passam para a terceira idade. Os direitos dos idosos estão garantidos em lei federal e cabe a cada um de nós respeitá-los”.
O deputado petista lembrou que esteve visitando a Casa do Ancião Vicente de Paula, em Porto Velho, e pôde ver de perto as principais dificuldades enfrentadas por quem se encontra internado ou que lá trabalha. Disse que, depois de manter contato com os funcionários e enfermeiras, o que mais o chamou a atenção foi conversar com a Senhora Celina, de 118 anos, que se encontra bastante lúcida, alimenta-se bem e ainda assiste a programa da televisão. “Acredito ser a mulher mais velha do Brasil. Foi muito gratificante conhecê-la. É um ensinamento de vida. Convido todos os deputados para visitar a Casa do Ancião. Os senhores irão presenciar e conhecer pessoas boas e, se possível, levar doação para quem se encontra internado”.
O Professor Dantas anunciou também que, naquele momento, estava solicitando, por meio de indicação, ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, a implantação de um programa de prevenção do câncer de próstata e saúde da mulher, câncer de mama e câncer do útero que são os principais causadores de óbitos entre os idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário