quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lebrão pede Shopping Cidadão Itinerante para atender moradores da 429

"Por falta de documentos pessoais, micros e pequenos produtores rurais de São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques não têm condições de acesso ao crédito agrícola e outras transações bancárias"

Sempre buscando atender as reivindicações das populações menos favorecidas – até porque a questão social tem sido uma de suas prioridades --, o deputado Lebrão (PTN), agora, acaba de defender, no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado (ALE), a necessidade de o governador Ivo Cassol autorizar o setor competente do Executivo rondoniense a levar o Shopping Cidadão Itinerante até os municípios de São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques. Em suas indicações apresentadas na sessão da última terça-feira (19/05), o parlamentar define, inclusive, as datas em que poderiam ser realizadas a “operação-documento, de cunho altamente social”, como faz questão de frisar Lebrão.

A preocupação do deputado reside no fato de que centenas de pessoas, que moram em Seringueiras, São Miguel do Guaporé e São Francisco do Guaporé e Costa Marques, principalmente, não possuem determinados documentos pessoais – como Identidade (RG), CPF, Certidão de Nascimento e Carteira Profissional (CTPS), por exemplo --, o que os impossibilita até de adentrarem no mercado de trabalho. Entretanto, o que Lebrão faz questão de enfatizar é que muitos desses moradores, por um motivo ou outro, não têm condições financeiras para se deslocarem até Porto Velho, a Capital rondoniense, a fim de regularizar sua documentação.

No caso de São Miguel do Guaporé, o parlamentar sugere que o Shopping Cidadão Itinerante seja realizado entre os dias 3 e 7 de agosto de 2009. A seguir, seria a vez de Seringueiras, que receberia a equipe de técnicos do Governo de Rondônia nos dias 10 a 14 de agosto deste ano. a operação-documento seria executada em São Francisco do Guaporé, entre os dias 17 e 21 de agosto próximo e por fim em Costa Marques no periodo de 24 a 26/08. A expectativa dos moradores, no entanto, é que, desta vez, todos possam, realmente, ver suas reivindicações atendidas pelo Estado.

Na verdade, em todos os novos municípios localizados fora do eixo da BR-364, muitos não dispõem de estrutura para viabilizar a tão decantada cidadania, disponibilizando para a população um órgão que possa emitir, pelo menos, documentos pessoais. Portanto, as indicações de Lebrão se justificam quando se sabe que parte desse contingente de pessoas sem documentação é constituída de pequenos e micros produtores rurais, que necessitam de créditos bancários para a manutenção, subsistência e expansão de suas lavouras. Então, a falta de documentação pessoal os impossibilita de terem acesso ao crédito agrícola e empréstimos junto à rede bancária, por exemplo. (CLÁUDIO PAIVA)

Nenhum comentário: