Depois de um tempo de escancarada e escandalosa ociosidade, estou de volta ao meu velho e querido Blog, - Xii ta até parecendo o Carlos Alberto da Praça é Nossa.
Mas o certo é que por motivos vários não pude atualizar esse nosso blog, mas como sempre dizem os eternos otimistas. “Nunca é tarde para ser preguiçoso e nunca é cedo pra trabalhar”
Desempenho
O desempenho do PT no segundo turno das eleições municipais ficou abaixo de qualquer expectativa. O partido não elegeu nenhum candidato nas capitais onde disputou. Mesmo assim, junto com o PMDB, os petistas elegeram, no primeiro turno, nada menos do que seis prefeitos de capitais, incluindo Rio Branco.
Fortalecida
De modo geral, o que se percebeu das eleições municipais é que a aliança entre petistas e peemedebistas ficou fortalecida. Embora os partidos tivessem de lado opostos em algumas capitais. Ambos também saíram fortalecidos e ganharam mais prefeituras, o que significa dizer que ganharam também maior poder de negociação política.
Exceção
A aliança entre tucanos e petistas em Belo Horizonte, que resultou na eleição do socialista do PSB Marcos Lacerda pode ser considerada uma exceção. Nesse caso, contou muito o apoio do governador Aécio Neves e do atual prefeito petista da cidade, que está deixando o cargo, Fernando Pimentel.
Quase todos
Exceto o prefeito de Manaus, Serafim Correia, do PR, praticamente todos os atuais prefeitos, nesse segundo turno das eleições municipais conseguiram se reeleger. Uma demonstração de que ter a máquina administrativa nas mãos conta muito na hora de decidir o voto,
Padrinho
Os méritos políticos do prefeito reeleito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM, são poucos. Para a sua expressiva votação contra a petista Marta Suplicy no último domingo contou muito mais a força política do seu padrinho, o governador José Serra, de quem Kassab era vice-prefeito.
Se fortaleceu
Nesse novo mapa político a partir das eleições municipais, o que chama a atenção é o fato de que mesmo o PSDB tendo perdido espaço e prefeituras, o governador José Serra se fortaleceu para a corrida presidencial de 2010. É o nome cantado em prosa e verso até pelos democratas.
ORDEM DO DIA
# PT e PMDB terão muito o que conversar nos próximos dois anos por conta do resultado das urnas.
# Os dois partidos saíram fortalecidos e podem até caminhar juntos. Apenas o tempo dirá.
# O que pode dificultar é a premissa petista de ter sempre um candidato majoritário.
# Em 2010 será a primeira eleição, depois de quase 20 anos, que Lula não é candidato majoritário.
# O PMDB tem candidato, o PT terá, literalmente, que fabricar um. E aí mora a grande questão a ser discutida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário